quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Antes de mim um verso





*

“Antes de mim um verso”, de Maria Isabel Fidalgo
[Poesia]

 Ficha técnica: 
Título: Antes de mim um verso 
Autora: Maria Isabel Fidalgo
Prefácio: Luiz Fagundes Duarte
Edição: Fevereiro de 2015
Páginas: 116
Encadernação: capa mole 
ISBN: 978-989-99187-6-4
PVP: 12,90€



Sinopse: 
“A mão que escreve começa por afirmar que nasceu em verso – e acaba reconhecendo que é o amor o que lhe escuta a música. Entre um e outro discorre um livro em que a autora se escreve – e sem pressa desço por mim mesma –, e onde aquilo que mais encontramos são versos de amor compostos por um ouvido aberto à música. Mesmo quando aos versos se substituem pequenos textos em prosa – que no entanto guardam, no seu discorrer, a primitiva música dos versos.
Versos que são palavras de amor que vão e vêm – até por serem versos – entre a autora e ela própria, entre ela e a mãe e a filha, e entre ela e figuras de poetas (Fernando Pessoa, Miguel Torga, Eugénio de Andrade, Daniel de Sá) e outras referências (a pátria, Abril, o livro, ou o outono) como o sorriso, aqui de certa forma transfigurado em síntese de comunicação: Todos os sorrisos são uma narrativa.”

Luiz Fagundes Duarte, excerto do prefácio


--



Maria Isabel Fidalgo nasceu em Braga, a 18 de Março de 1951. Bacharel em Filologia Românica e licenciada em Línguas e Literatura Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, professora aposentada do ensino oficial mas a exercer  funções de docência, em regime de part-time, no Colégio D. Diogo de Sousa, em Braga. Ao longo da sua carreira foi coordenadora do Ensino Propedêutico, Delegada de Disciplina de Português e orientadora de Estágio de Português pela Universidade do Minho. Foi responsável pelo Jornal da Escola e colaboradora do mesmo, com publicações de carácter poético e de crítica literária.Ao longo do seu percurso foi estando envolvida, como animadora cultural, em actividades ligadas ao teatro, ao canto, à poesia e à  dança, sendo o ballet clássico a sua grande paixão.




Sem comentários:

Enviar um comentário